Tendo plena consciência de que existe cada vez mais uma forte necessidade de intervenção social, que ajude a combater situações de grande gravidade, de pobreza e carências várias, que ocorrem em muitas famílias, a Ajudaris está neste momento a desenvolver, entres outros, dois programas constituídos por objectivos bem definidos, no sentido de prestar um real apoio e proporcionar alternativas que permitam salvaguardar o bem estar daqueles que mais precisam. Programas esses que são os seguintes:
-
SOS FOME
Está direccionado a crianças que vivem em situação de risco e encaminhadas pelos Estabelecimentos de Ensino. O programa assenta na distribuição quinzenal de bens alimentares de primeira necessidade. Alimentos estes, que deveriam estar ao alcance de todos, no entanto, constata-se que na realidade, ainda existem crianças que apenas fazem uma única refeição, na escola. A entrega dos cabazes é realizada na Associação ou no domicílio, quando dependentes. A nível nacional a despesa é paga mensalmente no estabelecimento comercial mais próximo da área de residência do Utente.
-
Objectivos:
- Combater a privação de alimentos essenciais e outros bens de primeira necessidade fundamentais à satisfação básica do ser humano;
- Prevenir e reparar situações de carência e desigualdades sócio-económicas de dependência e vulnerabilidade social;
- Promover o desenvolvimento de competências dos cidadãos visando a integração e a inclusão social.
-
Público-alvo:
-
- Crianças e adolescentes em risco;
- Famílias socialmente vulneráveis;
- Idosos que vivem em situação de isolamento e/ou com graves carências económicas
-
“Idade d`Ouro”
-
Este Programa é desenvolvido em parceria com a Freguesia de Santo Ildefonso e está dirigido para idosos que se encontrem em situação de isolamento e solidão, sem retaguarda familiar. Através de visitas periódicas e realização de actividades de animação continuadas, se estabeleçam relações de proximidade, proporcionado momentos de alegria, promovendo o bem-estar físico e mental.
Objectivos:
- Minimizar e combater a solidão na terceira idade;
- Promover o bem-estar físico e mental;
- Contribuir para o retardamento do declínio cognitivo.
Público-alvo:
-
- Idosos ( prioridade aos idosos sem retaguarda familiar)
-
É relevante salientar que estes programas necessitarão também da vossa ajuda, para que com o esforço de todos, consigamos fazer chegar esse importante apoio a quem mais precisa.
Sem comentários:
Enviar um comentário